Como enfrentar o medo que ameaça as escolas?
A violência nas escolas não é um fenômeno isolado, o que é novo é a proporção assustadora como ela vem se apresentando no cotidiano escolar de forma complexa e ampla.
Você sabia que por estatísticas, é mais provável que você ganhe na loteria sozinho(a) do que aconteçam ataques na sua escola?
Mas, sabemos que a insegurança no ambiente escolar é um fator de medo, tanto para as escolas como para as famílias.
Apesar de todos buscarem por respostas mais imediatas, há um trabalho de médio e longo prazo a ser seguido.
A escola deve apontar as suas vulnerabilidades, para obter culturas e propostas de intervenção que ocorram de forma alinhada com as diretrizes e normas do ambiente escolar, para que assim haja uma educação efetiva baseada em soluções e responsabilidades.
Para isso é necessário desenvolver documentos que comprovem as medidas e que formalizem todo o processo atribuído. São esses processos e normas que respaldarão a instituição.
Embora a educação não seja o caminho mais rápido para essa problemática, apresenta-se como o mais eficaz e que realmente gera uma transformação, não só escolar, como também engloba questões sociais. A partir de um compromisso da comunidade escolar, criamos valores e culturas e instituímos cidadãos mais seguros. A proposta educacional deve possibilitar uma compreensão ampla da realidade e estimular o compromisso com a ética, a moral e a responsabilidade social em uma visão de educação plena e formadora de cidadãos.
Quais conteúdos seriam importantes para deixar sua Escola mais segura? Conta pra gente!!