Aconteceu em uma escola de Educação Infantil um caso de convulsão com uma criança de três anos.
Enquanto era realizada a troca da fralda, a profissional atenta observou o início das convulsões, acolheu a criança em seu colo e chamou a coordenadora que assustada pegou seu celular e imediatamente ligou para o SAMU, passou todas as informações e após finalizar comunicou a mãe que em instantes já estava na porta da escola.
A mãe rapidamente pegou seu filho nos braços e enquanto estava indo ao carro para leva-lá ao pronto socorro foi questionada pela coordenadora:
– Mãe espere eu liguei para o SAMU;
A mãe então respondeu aflita: E eles virão?
…PAUSA
Bem, este é um exemplo fictício de algo relativamente comum para o meio escolar.
Neste caso, o que você acredita que a coordenadora deveria responder?
Acredite o SAMU assim como outros serviços que atendem a população são extremamente eficientes e responsáveis, mas precisamos respaldar a instituição com informações precisas ao ligar em uma emergência.
Hoje irei compartilhar algumas informações importantíssimas para quando, se necessário for acionar este serviço, ter o maior êxito e respaldo possível.
Orientações:
Quando ligamos para o SAMU um atendente inicia a ocorrência, mas quem libera o atendimento até o local é um sistema, sendo assim, precisamos ter informações claras e precisas quanto ao estado da vítima;
Ameaças e ofensas não irão agilizar o atendimento, mantenha a calma, seja claro e direto com as informações;
Neste exemplo da convulsão, saber o que originou fará toda a diferença para identificar a gravidade (febre, traumatismo craniano, epilepsia…);
É extremamente importante você realizar 3 perguntas ao atendente:
Nome do atendente
Número do protocolo da ligação (Todo serviço público e privado deve fornecer ao cliente um número de protocolo para se necessário, dar continuidade no atendimento);
Tempo previsto para deslocamento
Com estas informações vamos analisar como a coordenadora poderia responder a mãe.
... PLAY (voltando ao desfecho)
A coordenadora então responde a mãe:
“Mãe, em ligação com o SAMU falei com a Roseli Almeida, ela informou que em 20 minutos estariam aqui, faltam ainda 3 minutos, vamos aguardar a equipe chegar?”
Caso ultrapasse os 20 minutos entraremos em contato novamente com o SAMU e informamos o protocolo do atendimento 45982022 para continuidade.
Quando temos as informações corretas, é possível acalmar os responsáveis, transmite autoridade a equipe e protege a instituição judicialmente.
Recordando as informações
- Tenha o máximo de informações
- Seja claro
- Esteja calmo
- Anote o nome do atendente
- Anote o número do protocolo
- Anote o tempo de deslocamento
Ah, sei que você já sabe, mas não custa relembrar, o telefone do
SAMU é 192