Porque chupar o dedo é tão mau?

Porque chupar o dedo é tão mau?

Porque chupar o dedo é tão mau? Simplesmente por que chupar o dedo pode alterar toda a anatomia bucal, com isto trazer várias dificuldades para a vida da criança, como na fala e na respiração.

É muito comum ver já no ultrassom o bebê chupando o dedo, tudo começa com uma exploração que acaba se tornando um hábito.
Chupar o dedo é bem pior que chupar a chupeta, pois a criança tem o dedo a sua disposição 24 horas por dia, além disso o polegar encaixa-se perfeitamente ao palato (céu da boca) gerando uma força, empurrando-o para cima assim como os dentes para frente acarretando em deformidades e alteração da posição dos lábios, causando respiração oral ou mista, também atrasos e alterações de fala. Além disso, pode ocasionar no atraso do desenvolvimento e amadurecimento da mastigação e deglutição e até mesmo problemas na aceitação de determinados alimentos. 

Para evitar, o ideal é que esse hábito seja extinto até os 18 meses ou antes.
Em alguns casos e em certas idades é recomendado o auxílio do ortodontista infantil, fixando uma grade palatina que impede a criança colocar o dedo na boca e consequentemente abandonar o dedo.

Porque chupar o dedo é tão mau?


Cuidar da saúde bucal é responsabilidade dos pais, mas a escola pode contribuir com eles, monitorando, distraindo, orientado os pais quando ao malefício deste hábito!!!

Não é fácil, mas é necessário!!!

 

CONHEÇA NOSSO PROGRAMA DE TREINAMENTO E CONSULTORIA

Escola Segura - Treinamentos

QUE IRÁ DEIXAR SUA ESCOLA MAIS SEGURA

SEUS ALUNOS MAIS SAUDÁVEIS

E PAIS APAIXONADOS

Visitar Escola - Agenda pelo Whatsapp

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *